O que fazer quando o cabelo está poroso?

O que fazer quando o cabelo está poroso?

24 de maio de 2017 0 Por Diego C. Melo

Ressecamento e opacidade são algumas das características do problema. Saiba  como tratar e reverter o caso


Primeiro, é importante saber o que é um cabelo poroso. Nada mais é do que a capacidade do cabelo absorver água e outros produtos químicos nos fios. Opaco, demorando muito para secar, ressecado, elástico e quebradiço são algumas das características de um cabelo poroso. Outro alerta é quando o cabelo tingido acaba perdendo a cor rapidamente, desbotar logo também é um sinal de porosidade. Existem três tipos: a baixa, média e alta, e é importante identificar cada nível para saber se os fios têm condições de absorver a água e receber tratamentos como hidratação, nutrição e reconstrução.

Existe um teste rápido para saber em qual estágio o fio se encaixa. Basta colocar alguns fios de cabelo em um copo com água, se ele boiar a porosidade é baixa, se ficar no meio do copo, está saudável e se afundar, está com porosidade alta. Para o tratamento do cabelo com porosidade baixa e normal basta manter um cronograma capilar regular, fazendo hidratações para repor água duas vezes na semana, intercalando com uma reconstrução capilar.

Já para os cabelos com alta porosidade – causada muitas vezes por uso contínuo de ferramentas de calor, abuso de químicas e descolorações o – o tratamento requer atenção. Para repor as proteínas perdidas, cremes reconstrutores devem ser utilizados. A linha Queratina da Vitiss Cosméticos limpa suavemente os fios e repõe a queratina natural perdida por processos químicos, regenerando e protegendo os cabelos. O leave-in e o reparador, também da mesma linha, ajudam a manter os nutrientes e selar as cutículas e possuem proteção térmica contra o sol e o secador.

Confira outras dicas para identificar o nível de porosidade dos fios:

Baixa porosidade: Não absorve facilmente produtos químicos ou a reposição de água através da hidratação. Isso porque as cutículas do cabelo são bem fechadas e juntas.

Porosidade normal: Absorve bem produtos químicos e absorve normalmente a hidratação.

Alta porosidade: A alta porosidade é quando o cabelo fica muito ressecado, danificado, com frizz e quebradiço. As cutículas ficam muito abertas conseguindo absorver a água muito rápido, porém perde muito rápido também.

*via assessoria