Festival uPlanet + REC’n’Play promove a Economia Circular

A 4ª edição do Festival uPlanet vai integrar (de 7 a 10 de novembro, no SinsPire – Praça do Arsenal, Recife Antigo) economia circular, inovação, arte e novas tecnologias. Interligado com a programação do REC’n’Play, em parceria com o Porto Digital, vai juntar gente inspiradora de diversos lugares do Brasil e de múltiplos setores, para conectar ideias, promover negócios inovadores e mostrar os novos caminhos que estão sendo criados de forma colaborativa para um futuro sustentável. Serão quatro dias de trocas de conhecimentos inspiradores, fomento a modelos inéditos de economia de Baixo Carbono e muita música, cultura e atividades transformadoras.

Novas oportunidades de empreender com inclusão e sustentabilidade, cidades para pessoas, gestão colaborativa de materiais recicláveis, UpCycling, consumo consciente, convivência com diferenças inspiradoras, gênero, respeito à diversidade, mudanças climáticas, moda, design e culinária sustentável, serão alguns dos temas debatidos neste evento que já é referência nacional. Nesta edição, em parceria com a Jeep, quem realizar a doação de um resíduo eletrônico ganhará uma muda nativa da Mata Atlântica.

O uPlanet tem a curadoria de Luciana Nunes, do SinsPire e Sérgio Xavier, ex-secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, atualmente CEO da empresa InovSi – inovações interconectadas. Começa na próxima quarta-feira (07.11) às 9h e vai até o sábado (10.11) à tarde, com debates, apresentação de painéis, rodada de negócios, intervenções artísticas, feirinha gastronômica, mostra de filmes, oficinas de fantasia com roupas usadas, oficinas para desenvolvimento de mobiliário usando técnicas de UpCycling, doação de mudas da mata atlântica, apresentações culturais, pockets shows, happy hours, grito de carnaval, além de uma campanha de doação de resíduos eletrônicos.  

Segundo cálculos divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), foram enviados para lixões nos últimos cinco anos, 45 milhões de toneladas de materiais recicláveis, que poderiam movimentar mais de R$ 3 bilhões por ano. E o pior é que os números só aumentam: entre 2016 e 2017, a quantidade de resíduos enviada para lixões cresceu 3%. Preocupado com o assunto, na abertura (7/11 9h) da 4ª edição do Festival uPlanet será apresentada a Plataforma Circularis – Rede Integrada de Reciclagem e Consumo Sustentável e o CircuLAB – Laboratório de Inovação para Economia Circular, um projeto pernambucano, dirigido por Sérgio Xavier, que integra coleta seletiva em larga escala, logística reversa colaborativa, gestão digital de reciclagem, inclusão social e consumo sustentável. 

Ao total serão mais de 100 atividades gratuitas que acontecerão no espaço SinsPire em frente à Torre Malakoff, na Praça do Arsenal. Esta edição do uPlanet acontece em parceria com o REC’n’Play, festival de criatividade e inovação realizado pelo Porto Digital. O uPlanet, que nasceu do movimento Pernambuco no Clima, há sete anos discutindo economia e sustentabilidade no Recife e em Fernando de Noronha tem patrocínio da JEEP e do Banco do Nordeste e apoio da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado.

ARTE INSPIRANDO UMA NOVA ECONOMIA

Como transformar desperdício em economia do reaproveitamento e da restauração? Para conscientizar a população sobre a importância da economia de valor e impactar positivamente a sociedade e o planeta, será lançado pelo artista plástico Alexandre Almeida – um dos grandes nomes da economia criativa e circular no Brasil, o manifesto: “Lixo é Up Cycle”. Alexandre vai utilizar a arte e o conhecimento para falar de design circular e como isso pode fomentar o desenvolvimento desta nova economia do reaproveitamento de resíduos sólidos. Também vai realizar ações interativas com jovens e crianças em oficinas, para estimular a responsabilidade socioambiental e cultural no estado. O público poderá conferir ainda, a exposição de arte e fotografia produzida por André Coelho, retratando um trabalho desenvolvido por Alexandre Almeida, junto à economia criativa com a gestão de resíduos metálicos em Pernambuco. Todas as peças também estarão dispostas no festival. Também fazem parte da programação a exposição fotográfica MULHERES DA COMUNIDADE DO PILAR e apresentações musicais.

SERVIÇO: 

O que: Festivais uPlanet e REC’n’Play 2018

Quando: 7 a 10 de novembro

Onde: Espaço SinsPire, Praça do Arsenal – Recife Antigo

Preço: Atividades gratuitas

Curadoria: Luciana Nunes e Sérgio Xavier 

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL UPLANET – SINSPIRE

9 DE NOVEMBRO 

11h às 12h – Investindo com Sustentabilidade: Oportunidades para pessoas, empresas e cidades

Martha Bandeira de Freitas (BNDES)

14h às 15h40 – Debate: O que está acontecendo no ambiente das cidades?

Mateus Silveira (Jeep), Fernando Holanda, Nadja Granja

16h às 17h40 – Debate: Como as Cidades podem se tornar um laboratório de Mudanças Sustentáveis?

Sergio Xavier, Ana Karina (INCIT) e Alexandre Ramos (PCR) 

18 às 20h – BeerBreak – Conexões de fim de tarde

10 DE NOVEMBRO

9h às 12h – Edital Complementar da Frei Caneca FM

9h20 às 12h20 – Mentoria: Designer de Mercado, Sustentável e Afetivo

Rafael Matos e Rafael Vaisnan

9h às 18h – Workshop – MODO CRIATIVO | Criatividade para inovação* Atividade Paga

Isaac Filho  

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL UPLANET – GEODÉSICA PRAÇA DO ARSENAL

9 DE NOVEMBRO

9h30 às 11h30 – Oficinas EcoPedagogicas – Porta Objetos/ Porta Retratos/ Arte e Educação

Equipe de educação Ambiental – Genilse Gonçalves

9h30 às 11h30 – Oficinas de Fantasias e Adereços

Karina Zappata e Jancaré 

14h30 às 16h30 – Oficinas de Fantasias e Adereços

Karina Zappata e Jancaré 

10 DE NOVEMBRO

13h às 16h – Feira de Livros

Nexa

9h às 11h – Rodas de bate papo: Protagonismo e Resistência dos jovens

Andréia, Carol, Felipe

14h às 15h20 – Roda de Diálogo Rede de Cidades Criativas

Adriana Porto

15h às 16h30 – Seja um ChangeMaker: Oportunidades para Empreender em Negócios de Impacto Social e Sustentável

Maria Clara, Dani Bezerra, Maria Luciana e Leandro Penedo (Projeto Unir)

17h às 18h – Concentração dos Blocos REC’n”Teile e do Curta Pernambuco

Tecno Bike do DJ Mozão

*via assessoria

Related posts

Leave a Comment