Exposição Império Romano chega à última semana

Exposição Império Romano chega à última semana

28 de julho de 2017 0 Por Diego C. Melo

Após três meses em cartaz no RioMar Shopping, mostra internacional encerra temporada neste domingo


Quem ainda não conferiu a exposição internacional “Império Romano: a Exibição”, em cartaz no RioMar Shopping, tem até este domingo (30) para conhecer uma das mais importantes civilizações do mundo e seu reflexo até os dias atuais. Após três meses de temporada, a mostra, que despertou interesse de adultos e crianças, sobretudo estudantes – cerca de cinco mil alunos foram visitar o espaço -, apresenta 80 peças, entre painéis e esculturas, algumas inéditas, feitas por artesãos italianos.  Dos itens que chamam atenção destaque para a biga, em tamanho real e com cerca de 80 quilos, e o ambiente “Gênio Militar”, onde estão expostas as armas, além de informações sobre as estratégias de guerra. Ingressos custam R$ 15 (meia-entrada). A partir de três pessoas, todas pagam meia.

Com 750m², o espaço é dividido em seis ambientes: Sala de Vídeo (linha do tempo em painel de 12 metros), Fundação de Roma (história e mito), Construindo Roma (engenharia, arquitetura, maquinário), Costumes (vestimentas, arte, cultura, invenções), Pão e Circo (leis, organização social, poder do estado sobre a sociedade) e Gênio Militar (armas, estratégias). A atração faz um passeio pelo mundo dos gladiadores, das grandes construções e do estilo de vida romana. Peças manuseáveis, uma biga (carro de guerra) em tamanho real, reprodução do Coliseu, roupas e capacetes dos guerrilheiros da época são alguns dos destaques. Um livro didático, para que as descobertas sobre o universo romano continuem em casa, foi desenvolvido especialmente para a exposição e está à venda. Monitores estão espalhados pela mostra para orientar e tirar dúvidas do público.

De forma interativa, os visitantes podem participar da construção dos arcos do aqueduto romano e entender como o mecanismo influenciou, por exemplo, os arcos da Lapa, no Rio de Janeiro. Segurar as armas, usar as vestimentas e subir na biga estão entre as atividades da atração.

*via assessoria