Exposição fotográfica que retrata mulheres encarceradas da Colônia Penal Feminina do Recife chega a São Paulo

Ovelhas’, mostra da fotógrafa e jornalista pernambucana Priscila Urpia integra a programação do II FINART que acontece entre os dias 4 a 15 de outubro na capital paulista; visitação segue até o dia 4 de novembro

Mulheres infratoras da colônia Penal Feminina do Recife (CPFR), mais conhecida popularmente como “Bom Pastor” são retratadas na exposição fotográfica Ovelhas da fotógrafa e jornalista pernambucana Priscila Urpia. A mostra faz parte da Casa Philos que integra a programação do FINART – Festival Internacional de Artes Gráficas em São Paulo e diversos países da União Latina entre os dias 4 a 15 de outubro. A abertura da exposição Ovelhas será nesta quinta (4) às 19h na Faculdade Santa Marcelina (FASM) e a visitação segue até o dia 4 de novembro. A curadoria é do fotógrafo Elvio Luiz dos Santos.

Em sua primeira exposição individual a artista evidencia um olhar humano sobre as mulheres que fazem do cárcere uma oportunidade de recomeço. Resultado de três anos de pesquisa a iniciativa já rendeu um ensaio fotográfico intitulado As Ovelhas, no ano de 2014. Na exposição Ovelhas, além das 20 fotos, o expectador também terá acesso a relatos em áudio de algumas mulheres em conflito com a lei.

O ser feminino desempenha vários papéis sociais, como o de esposa, mãe, trabalhadora, cidadã, entre outros. Qualquer atitude que infrinja esses padrões sociais de comportamento e civis é condenada. Algumas mulheres quando decidem enveredar pelo mundo do crime acabam desafiando esses padrões de conduta moral, sendo assim desconfiguradas à condição social e moral de cidadã”, detalha a fotógrafa sobre sua experiência com as reeducandas.

A exposição fotográfica Ovelhas conta com incentivo do Funcultura/Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e com o apoio institucional da Secretaria de Ressocialização do Estado de Pernambuco (SERES), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco e da Usina Cultural Energisa (Grupo Energisa). Em 2018, a mostra já passou por cidades como João Pessoa, Taquaritinga do Norte e Olinda.

Sobre Priscila Urpia

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo cursa especialização em Estudos Cinematográficos na Unicap. É assessora de imprensa e de comunicação, fotógrafa documental, produtora, realizadora, curadora e distribuidora. Realiza assessorias de imprensa e curadorias de festivais, mostras e projetos de cinema, além de participar de júris de diversos festivais/mostras do país e atuar na distribuição de curtas-metragens pernambucanos junto à Tarrafa Produções. Integra a diretoria colegiada da Associação Brasileira de Documentaristas de Pernambuco / Associação Pernambucana de Cineastas (ABD/APECI), da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos da Imprensa de Pernambuco (ARFOC PE) do Movimento CineRuaPE. Atualmente trabalha com o projeto Ovelhas, exposição fotográfica que retrata o universo de mulheres encarceradas da Colônia Penal Feminina do Recife (Bom Pastor) e em seu primeiro livro, Relatos de Ovelhas.

 Sobre o FINART

O Festival Internacional de Artes Gráficas é um festival anual que acontece em todas as primaveras desde 2017 em São Paulo e percorre diversos países na União Latina. Nasceu de forma colaborativa com o intuito de proporcionar visibilidade, trocas e diálogos entre a produção gráfica nacional e internacional através de exposições, feiras de impressos, residências artísticas e literárias, workshops, performances, intervenções, palestras e mesas de debate.  Seu foco é educativo com objetivo de fomentar a cultura e a arte como elementos de transformação. Possui curadoria geral dos artistas, escritores e críticos de arte: Carola Trimano, Jorge Pereira, Evandro Angerami, Ronaldo Dimitrow e Sergio Kal. Em 2018, a 2ª edição conta com mais de 120 artistas de países como a Itália, Chile, Argentina e Brasil.

Sobre a Casa Philos

A Casa Philos, casa que leva o mesmo nome da revista literária Philos, é uma residência de artes e literatura pensada para incluir todos os públicos e proporcionar debates através de mesas de diálogos e sessões de dossiês com comunicações livres de artistas. Na edição do FINART a artista homenageada é a argentina Perez Sola, um ícone da gravura latino-americana que estará completando 50 anos de trabalho de artes no Brasil. As atividades acontecerão na sede da Faculdade Santa Marcelina (FASM) nos Perdizes, em São Paulo. Em 2018 a Casa Philos integrou eventos literários importantes como a Flist (RJ), Flipoços (MG), Flip (RJ), FINART (SP), Walk&Talk (PT) e o Festival MIX Brasil da Cultura da Diversidade (SP). 

SERVIÇO:

Exposição fotográfica Ovelhas no FINART SP

Abertura: 4 de outubro | 19h

Visitação: 4  de outubro a 4 de novembro

Local: Faculdade Santa Marcelina FASM | Rua Dr. Emílio Ribas, 89 – Perdizes SP

Gratuito

*via assessoria

Related posts

Leave a Comment