Crítica: Polícia Federal – A Lei é Para Todos

Se você gostar do filme você é da direita? E se você não gostar é da esquerda? Bobagens à parte, o que se pode analisar dessa nova investida do cinema nacional em retratar a realidade vivida pelos brasileiros é que o povo encontra-se literalmente entregue nas mãos de bandidos, sejam eles de colarinho branco ou não.

Para quem não sabe absolutamente nada do que é a Operação Lava Jato, serve até como um resumo, claro que deve ser estudado mais sobre o caso antes de tirar tudo o que é visto como verdade absoluta. E também não é válido fechar os olhos para o que se vê como mentiras. Chega de ser conivente com o papel de bobo que os políticos, empresários e etc insistem em fazer com as pessoas no Brasil. Basta!

Depois desse pequeno desabafo, pode se preparar para aplaudir Antônio Caloni, o ator faz muito bem o seu trabalho até mesmo em momentos de pouca expressão, não se precisa de muito quando se tem talento de sobra não é verdade?

A falta de um personagem que encabeçasse de verdade a história ou de algo que fosse suficiente para ser o elo entre todas as nuances que ocorrem na obra, acaba deixando tudo meio que uma reconstituição dos acontecimentos exibida no Fantástico, por exemplo. É duro, mas verdade.

Aquela liga entre as partes não ocorrem e o que se nota são personagens rasos e completamente desnecessários a não ser por uma ou duas falas, que estão no elenco fazendo volume. Marcelo Serrado como Sérgio Moro não convence e parece mais um Leso Mouro, além de aparecer pouco no filme. Perdão pela palavra, Excelência.

Algumas cenas correm de mais quando deveriam ser mais calmas e explicar melhor o desenrolar dos fatos. Parece que a ansiedade para se chegar no ex- presidente era o fato principal da existência do filme e quando aparentemente pega fogo, Polícia Federal coloca um ponto final na narrativa, que mais parece uma reticências e ai das bilheterias se não houver essa continuação.

Independente de ser baseado em história real ou não, custava ter dado um caminho mais simples para ser tudo realizado com plenitude? Não!  Parece que a urgência de lançar o filme atrapalhou o seu resultado final. 

Em alguns momentos você vai querer chorar ao perceber o quanto já passaram a mão no seu bolso e você sequer notou. Isso é revoltante e deprimente. Infelizmente tem gente “da esquerda” criticando o filme sem ter assistido, como se a Operação Lava Jato fosse uma grande farsa. Mesmo com suas imperfeições, Polícia Federal – A Lei é Para Todos serve para mostrar que país é esse. É a po##@ do Brasil.

Nota 4

Por Dieguito C. Melo

Revisado por Thalles Amaro

Apoio UCI Cinemas

Related posts

Leave a Comment