Cineclube Ventura exibe os curtas Aruanda e A cabra da região semiárida

Sessão acontece no Cineteatro da AESO-Barros Melo

Dois dos mais importantes filmes já feitos no Nordeste marcam a segunda edição do Cineclube Ventura deste semestre. Aruanda (1960) e A cabra da região semiárida (1966) serão exibidos dia 13 de setembro, a partir das 11h, no Cineteatro da AESO-Barros Melo. O evento é aberto ao público. Após a sessão, haverá debate entre os espectadores e a pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Edneida Rabêlo Cavalcanti. Na ocasião, a convidada traça um paralelo entre a região semiárida de hoje e a da época em que os curtas foram gravados.

Considerado a obra mais célebre do cineasta pernambucano Linduarte Noronha, o curta-metragem Aruanda conta a história de formação do quilombo Olho d’Água, na Serra do Talhado, em Santa Lúcia do Sabugi, alto sertão da Paraíba. O filme teve grandes repercussões estéticas para o cinema brasileiro, sendo considerado precursor do Cinema Novo, inclusive por Glauber Rocha, representante mais expressivo do movimento. 

A cabra da região semiárida, de Rucker Vieira, também se passa na área da caatinga e nas vertentes pedregosas do sertão. É lá onde o bode e a cabra sobrevivem como peças orgânicas da paisagem sertaneja, vinculados à economia de determinados locais.  O curta aborda essa visão, dando enfoque ao fornecimento de leite, carne e pele dos animais para exportação.

O Cineclube Ventura tem como objetivo promover diálogo crítico sobre o universo do cinema entre os estudantes, por meio da exibição de filmes não habituais no circuito comercial. Além desta sessão, o evento acontece dias 18 de outubro, 1º e 22 de novembro.

VENTURA NA ESCOLA – Antes da próxima sessão do Cineclube Ventura na AESO-Barros Melo, o projeto ganha versão itinerante com a ação VENTURA NA ESCOLA. Dia 10 de setembro, alunos do curso de Cinema e Audiovisual da IES participam de uma sessão na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Desembargador Renato Fonseca, em Olinda. O filme em cartaz será Elvis e Madona (2010), de Marcelo Laffitte. A partir da obra, os graduandos debatem sobre o tema ‘sexualidade” com os estudantes do ensino médio. 

SERVIÇO
Cineclube Ventura

Filmes: Aruanda e A cabra da região semiárida

Quando:  13 de setembro

Horário: 11h
Onde: Cineteatro – AESO-Barros Melo, em Jardim Brasil II – Olinda/PE
Informações: 
www.barrosmelo.edu.br e (81) 2128-9797

*via assessoria

Related posts

Leave a Comment