Ceará já tem fila de espera para pacientes de coronavírus

Ceará já tem fila de espera para pacientes de coronavírus

18 de abril de 2020 0 Por Diego C. Melo

Estado já tem todos os leitos de tratamento intensivo ocupados. Fila de espera já possui 38 pacientes

O Ceará já tem uma fila de espera de 38 pacientes com quadros graves do novo coronavírus que por ora, não conseguiram internação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e estão hospitalizados em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Estado, disse o secretário estadual de Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho.

“Com isso, podemos dizer que os leitos públicos estão saturados”, admitiu o secretário, em entrevista coletiva nesta sexta-feira.

Autoridades do Ministério da Saúde vinham alertando com preocupação nos últimos dias para o avanço do novo coronavírus no Ceará. Segundo o último boletim do ministério, o Estado é o terceiro em número de casos de Covid-19 no país, com 2.684 registros e o quarto em número de mortes, 149.

O secretário de Saúde disse que o momento mais agudo do combate ao novo coronavírus está começando. Contudo, ele afirmou que o Estado está trabalhando na ampliação de leitos –atualmente são 260 para Covid-19– e destacou que, se tudo der certo, serão ampliados para cerca de 560.

O gestor avaliou que o Estado deve prorrogar novamente as medidas mais restritivas de isolamento em vigor, que encerrariam neste domingo.

Sobrinho disse ainda que está em contato com autoridades federais que acompanham a situação e destacou que não vê dificuldade para o combate ao coronavírus no Estado em razão da mudança do comando do Ministério da Saúde.

Na véspera, o presidente Jair Bolsonaro demitiu o ortopedista e ex-deputado Luiz Henrique Mandetta e escolheu o oncologista Nelson Teich para o cargo. “As decisões são técnicas e vão continuar a ser técnicas”, disse o secretário cearense.

via terra